Nesta sexta-feira, Ayres Gevaerd completaria 100 anos
Incansável estudioso da realidade brusquense e regional, Ayres Gevaerd tem eternizada a vida pública com a implementação do Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-mirim, a Casa de Brusque. A visão historiográfica marcou a trajetória de Ayres, além da atuação em incontáveis realizações no campo social, desportivo, cultural, empresarial e político não partidário, chegando a ser convidado a se candidatar como única opção na eleição do "Prefeito do Centenário de Brusque".
Ayres nasceu em 9 de março de 1912. Católico, do matrimônio com Evelina Ana Nieburh, nasceram seis filhos. Ingressou no comércio como oficial de relojoaria, ao lado do pai. Falecido em 8 de dezembro de 1992, Ayres participou de inúmeras iniciativas, tais como atuação junto ao Clube Esportivo Paysandú, sócio fundador da Liga Brusquense de Futebol, ator do grupo dramático "Horácio Nunes", integrante da Sociedade de Caça e Tiro Ipiranga, fundador do Clube Filatélico Brusquense e da "Caixa Escolar", do Grupo Escolar Feliciano Pires. Atuou também junto ao Clube Atlético Carlos Renaux e integrante do grupo de fundadores da Sociedade Musical Concórdia.
No ano em que a II Guerra Mundial se findava na Europa e na Ásia, Ayres foi nomeado representante, em Brusque, da Liga Esportiva do Vale do Itajaí. membro fundador do Rotary Clube, membro da comissão organizadora da seção Brusque da Enciclopédia de Santa Catarina,um dos fundadores da Associação Empresarial de Brusque (AciBr) Brusque, no ano de 1956. Consta no vasto currículo que Ayres também foi um dos fundadores da Liga Desportiva Brusquense e integrante do grupo de fundadores do Ginásio Honório Miranda.
Do mais antigo clube de caça e tiro em funcionamento do Brasil, foi eleito presidente da comissão de festas (Centenário do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque), eleito integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, presidente de honra do 33º. Grupo Escoteiro Brusque, participação na Associação Artístico Cultural de Brusque, na Sociedade Esportiva Bandeirante, na Associação Brasileira de Filatelia Temática, no Conselho Municipal de Cultura e na Comissão Municipal de Turismo.
Em 4 de agosto de 1953 constituiu a Sociedade Amigos de Brusque.
Após a celebração do Centenário de Brusque, lançou a da pedra fundamental da Casa de Brusque, em 8 de agosto de 1971. "É preciso fazer justiça integral ao legado deste singular brusquense, que é homenageado com a denominação da Unidade Escolar da localidade de Volta Grande, a Escola de Ensino Fundamental Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd", enalteceu Paulo Vendelino Kons, que atuou na Casa de Brusque nos últimos anos de vida de Ayres Gevaerd.
Às 19 horas desta sexta-feira (9), será celebrada uma missa no Santuário de Azambuja, presidida pelo padre Alcides Albony Amaral, da Arquidiocese de Florianópolis, em homenagem ao Centenário de Ayres Gevaerd.
Colaboração: Paulo Vendelino Kons



